domingo

ACAF vence último amistoso antes da estreia



Na véspera da Páscoa, um presente da ACAF para a torcida que prestigiou a estreia do time em casa. A comunidade cruzaltense foi ao ginásio e prestigiou a apresentação da equipe. Após participar do quadrangular amistoso em Cerro Largo e ficar em segundo lugar, o time venceu neste sábado, dia 30, a equipe do Milan, de Lagoa Vermelha.

Em partida realizada em casa, o primeiro tempo do amistoso foi equilibrado. Até os quatro minutos de jogo, o Milan havia feito três finalizações e a ACAF ainda não tinha chegado ao gol. A partir dos seis minutos e meio, o time cruzaltense começou a pressionar. Mesmo assim, aos 11 minutos e meio, Ricardo Hoffman abre o placar para o time do Milan com um chute de fora da área. Faltando pouco mais de sete minutos para o fim do primeiro tempo, o técnico Canca pediu tempo para a ACAF.

A ACAF voltou do tempo técnico menos segura em quadra. Mesmo assim, faltando cinco minutos para o fim do primeiro tempo, o time de Cruz Alta empatou com Bruno, pegando rebote de um chute de Júlio. Um minuto depois, Milan pede tempo técnico. No fim do primeiro tempo, dois cartões amarelos para o Milan, um para a ACAF e o marcador igual para os dois times.

O primeiro tempo foi marcado por faltas e cartões. A torcida reclamou várias vezes em lances duvidosos. No segundo tempo, ACAF voltou com o uniforme azul. No segundo tempo, o time da casa chegou pressionando. Aos cinco minutos de jogo, o time já havia conquistado três chances de gol. Aos seis minutos e meio, a ACAF vira o jogo com Leonardo. O chute de fora da área foi por cima do goleiro e o placar marca 2x1 para Cruz Alta.

Pressionando ainda mais, quatro minutos depois o marcador aumenta para o time cruzaltense mais uma vez. Kiko Gardin chutou de fora da área depois de uma cobrança de tiro indireto por uma bola recuada para o goleiro do Milan. 

Depois dos gols, o Milan chegou mais firme e apostou no goleiro linha para tentar reverter o placar. O goleiro da ACAF teve que se virar em algumas defesas, mas a estratégia de goleiro linha também deu várias oportunidades de gol para a ACAF. Num chute de longe, a bola bateu no travessão, quicou, bateu na cesta de basquete e entrou, mas o lance é considerado cobrança de lateral. 

Faltando pouco para o fim da partida, o Milan quase chega lá mais uma vez, mas a defesa tira a bola de perto do gol. Enquanto isso, Seco está caído na quadra e sai com dor. Marcelinho Mineiro entra no lugar dele.

O jogo terminou em 3x1 para a ACAF. Segundo o técnico Canca, é a primeira vez que a equipe cruzaltense vence este adversário. Segundo ele, o adversário atuou melhor do que havia previsto.

O jogo teve muitas faltas e vários cartões. Conforme Canca, isso mostra a fase de preparação dos jogadores. “É normal nos primeiros jogos haver muitas faltas, pois os jogadores ainda estão em fase de preparação. Até se acostumarem novamente com o ritmo dos jogos, eles chegam com muita força. Mas isso é questão de treinamento”, afirmou. 

Sobre as poucas trocas feitas durante a partida, Canca destacou que a maior parte dos jogadores é nova na equipe. Com mais tempo de jogo, ele pode testar melhor os atletas. Sobre o jogo, a avaliação do técnico foi excelente. “Os jogadores se comportaram bem em quadra, não cometeram muitas faltas e venceram esse adversário pela primeira vez. A avaliação é excelente”, ressaltou. 

Os dois times se preparam para a série prata do gauchão de futsal, que inicia já no próximo sábado, dia 6, com jogo em casa para a ACAF. Em 2013, treze equipes disputam a série prata. O primeiro confronto da equipe cruzaltense será dia 6, a partir das 20h30min, no Ginásio Municipal. Mais uma vez, a torcida está convocada a lotar o ginásio no primeiro jogo rumo a série ouro. A ACAF vai enfrentar o Lagoense, de Lagoa Vermelha.

Fonte: Redação Cruz Alta Online/Diulia Soares