Confronto eletrizante marcou o retorno do time do técnico Canca ao G-8 da Série Prata/RS.
A partida de ontem (17) no Ginásio Municipal não marcou apenas o terceiro triunfo consecutivo da ACAF no Campeonato Gaúcho Série Prata, mas também o reingresso da equipe na zona de classificação e a melhor homenagem possível para Cruz Alta, que completa neste domingo 192 anos de fundação. Apesar do susto da primeira etapa, o time comandado pelo técnico Canca atuou em seu limite e conquistou, no último minuto, a vitória sobre a forte equipe da AGF por 6 a 4.
Os rumos que a partida tomaria estava escrito na entrada em quadra: de mãos dadas, os jogadores da ACAF ingressaram ao centro do Ginásio Municipal vestindo a camiseta da campanha “Acreditamos sempre”, alusiva ao espírito guerreiro da equipe até mesmo quando as condições estão desfavoráveis. Outro fator que motivou os jogadores foi a boa fase, já que os áureo-cerúleos somam duas vitórias seguidas na competição. Entretanto, a vice-líder AGF estava disposta a estragar a festa dos cruz-altenses. Felizmente, o final foi feliz para a ACAF.
Logo no primeiro minuto, os visitantes saíram na frente. Edson recebeu passe na intermediária, limpou a jogada e chutou alto, surpreendendo o goleiro Rafael Vargas. Mais um balde de água fria foi jogado na ACAF aos quatro minutos, com outra finalização de longe. Desta vez, Ceko arriscou e contou com o desvio em Kiko Gardin para ampliar o placar. Apesar de conseguir produzir boas jogadas, principalmente com a entrada de Léo, a equipe de Cruz Alta foi prejudicada pela arbitragem na metade do primeiro tempo, que não marcou toque de mão do goleiro Miojo fora da área. O lance sequente culminou em uma falta a favor da AGF, que marcou o terceiro com Alexandre em cobrança ensaiada. A insistência da equipe de Cruz Alta em descontar o placar deu certo: Andy Rodrigues recebeu na área e girou bonito para finalizar para o fundo das redes, marcando o último gol da etapa inicial.
A ACAF voltou da segunda etapa incendiando a partida, e logo nos primeiros lances, Alan Jr acertou um belo chute de fora da área e superou Miojo. Pelo ritmo que o time de Canca ditava, o empate estava por vir em breve. E veio aos cinco minutos, novamente com uma conclusão de longe de Alan Jr. Tudo indicava que a noite, enfim, seria da ACAF. Mas dois minutos depois, a AGF teve um pênalti ao seu favor e Ceko cobrou com êxito, deixando os visitantes novamente na frente. Mesmo com o resultado desfavorável, os torcedores ficaram de pé nas arquibancadas para apoiar o time. Até que, aos 15, Cleverson Sig aproveitou um rebote para empatar novamente o confronto, inflamando a torcida e o ânimo dos jogadores. Pelas condições proporcionadas ao longo da partida, o empate até seria bom resultado. Mas a ACAF mostrou que queria mais: faltando 22 segundos para o cronômetro zerar, Andy mais uma vez marcou um gol, este chorado. A comemoração foi nos braços da torcida organizada ACAFúria, que não esperou o término da partida para fazer a festa com sinalizadores e fumaças artificiais. No apagar das luzes – ou no soprar das velas do bolo de aniversário – Léo aproveitou o gol vazio para marcar o sexto e confirmar o presente da ACAF para o município.
O empate entre Milan e Lagoense fez com que a ACAF entrasse no G-8: a vantagem sobre a Lagoense, até então oitava colocada, se dá pelo número de vitórias, saldo de gols e partidas disputadas, já que as duas equipes terminaram a rodada com 25 pontos. O próximo compromisso da ACAF será justamente um confronto direto contra o Milan, sétimo na classificação com um ponto a mais. A partida será em Lagoa Vermelha no próximo sábado (24) às 19h.
Ação entre amigos adiada para a última rodada
A direção da ACAF decidiu adiar o sorteio dos prêmios da ação entre amigos, que mobiliza torcedores, patrocinadores e empresários de Cruz Alta. O resultado deve ser divulgado na última partida da primeira fase, em 28 de setembro, contra a ASIF. Os prêmios serão uma TV 42”, um tablet, uma câmera digital, um liquidificador e uma cafeteira. Os números podem ser adquiridos com dirigentes e colaboradores da equipe ao valor de R$ 10,00.