quinta-feira

ACAF conquista empate em Guaporé


Equipe de Cruz Alta encerra turno na 4ª colocação da Chave 2.

O último compromisso da ACAF no 1º turno do Estadual Série Prata reservou uma das mais emocionantes partidas da temporada. Em jogo atrasado, a equipe de Cruz Alta foi até Guaporé enfrentar a AGE na noite desta quarta-feira (16). Aproveitando as dimensões reduzidas do Ginásio Scalabrini, o time local passou a maior parte do tempo em vantagem, mas os atletas comandados pelo técnico Batata batalharam, igualaram o placar e conquistaram um importante ponto fora de casa. Confronto terminou em 6 a 6.

Delegação que viajou para Guaporé

Desvantagem no 1º tempo
O treinador da ACAF repetiu a mesma escalação dos dois jogos anteriores: Murilo; Marcelinho, Léo, Kiko Gardin e Bebezão. O entrosamento e a vice-liderança provisória haviam dado confiança aos jogadores, que vinham de uma grande vitória por 7 a 4 contra a AAV. Mas logo aos dois minutos, o goleiro da equipe de Cruz Alta cometeu pênalti em Chiella. Bassa converteu a cobrança, abrindo o placar no Ginásio Scalabrini. Poucos segundos depois, Nata ampliou para os mandantes. A quadra pequena facilitava a marcação avançada, e em um dos lances, aos cinco, Kiko Gardin interceptou a bola no campo de ataque e tocou para Bebezão descontar. Entretanto a AGE conhecia os atalhos para chegar à frente. Após bola pelo alto, Patrick venceu a dividida com Murilo e marcou o terceiro. Mesmo com dificuldade para encontrar espaços, a ACAF marcou mais um com Marcelinho aos 12 minutos.

Quadra pequena proporcionava lances de contra-ataque

Com o placar em 3 a 2, Batata pediu tempo para ajustar o time e colocou Ricardo Atkinson no jogo. O pivô chegou a criar uma bela oportunidade que quase resultou no empate, mas aos 15 minutos a arbitragem marcou nova penalidade máxima para a AGE. Bassa foi para a cobrança e acertou novamente. A ACAF foi pra cima e quase chegou ao gol com Léo e Marcelinho. Em uma das melhores chances, Lucas dos Santos, que recém havia entrado para a equipe de Cruz Alta, carimbou a trave do goleiro Duda. E o 1º tempo terminou em 4 a 2.

Empate vem com o domínio da posse de bola
A ACAF retornou para a etapa complementar mais agressiva, mas a AGE se retrancou para garantir a vitória. Os dez minutos iniciais foram de toque de bola da equipe de Cruz Alta, enquanto os mandantes arriscavam chutes de longe. Para movimentar mais a partida, Batata coloca Erick Giovane e Seco em quadra. Aos onze, Léo consegue furar o bloqueio adversário e encosta o placar. Um minuto depois, Bassa cobrou uma falta entre a barreira, enganando Murilo e deixando a AGE mais uma vez com dois gols de diferença.

Orientações do técnico Batata surtiram efeito

A insistência da ACAF funcionou a partir dos 14, quando Bebezão marca novamente. E aos 16, Marcelinho marcou seu 12º gol na Série Prata, finalmente empatando o placar. Com a igualdade, as duas equipes passaram a pressionar a saída de bola. Mas a AGE fica em vantagem novamente: Murilo faz boa defesa, mas Chiella pega o rebote e manda para o fundo das redes. Faltando dois minutos para o encerramento do jogo, Lucas dos Santos encontra Bebezão livre, que marcou o seu terceiro gol na partida e o 9º na competição, apenas atrás de Marcelinho na artilharia.

Momentos de aflição marcaram os últimos instantes. O cronômetro marcava 50 segundos quando a ACAF comete a sexta falta coletiva, concedendo à AGE um tiro livre direto. Sanderson, bom defensor de faltas, entra para equipe de Cruz Alta. Mas nem precisou trabalhar: Bassa, que havia marcado três gols de bola parada, desta vez errou a cobrança. Murilo voltou para a quadra e, com a ponta dos dedos, afastou um chute quase ao zerar do cronômetro.

O empate em 6 a 6 deixou a ACAF na 4ª colocação da Chave 2, com 9 pontos. O próximo duelo da equipe principal é no próximo sábado (19) contra a Lagoense, no Ginásio Municipal. A partida já vale pelo returno da Série Prata 2012.

ACAF sub-17 estreia amanhã
A equipe que disputa o Campeonato Gaúcho sub-17 joga sua primeira partida na sexta-feira (18), no Ginásio Municipal. O adversário é o Pinheiro, de Carazinho. O técnico das categorias de base da ACAF é Dener Roggia, que também atua no time principal. O confronto está marcado para às 20h30min e a entrada é gratuita.